quantos anos vive um cachorro
Quantos anos vive um cachorro? Veja a média de vida de cada cão
10/04/2024
PetMoreTime: Vida longa e mais saudável para seu Pet
Que cuidados devemos ter com um cão idoso?
30/04/2024

O que é a longevidade canina?

Nos últimos trinta anos, a expectativa de vida dos cães aumentou de modo surpreendente, graças a avanços em medicina veterinária, dietas mais balanceadas e uso de nutracêuticos e drogas que ajudam a prevenir e tratar inúmeras condições de saúde. Mas será que a longevidade canina diz respeito apenas a uma ideia de “viver mais”?

Esse conceito de longevidade tem se popularizado cada vez mais no meio científico.

Grandes centros de pesquisa e universidades renomadas estão em busca de compreender como aumentar não só a expectativa de vida geral dos mamíferos e outros seres vivos, mas também prevenir e reduzir a incidência de doenças associadas à idade.

Isso é importante porque, embora vivam mais, nossos amigos de quatro patas também sofrem com o declínio natural da idade. 

Assim como nós, eles desenvolvem quadros de diabetes, obesidade, problemas cardiovasculares… Diferentes condições que tornam o envelhecimento muito mais doloroso do que deveria ser.

Por isso, pensar em longevidade canina vai além da simples conta matemática de anos vividos. O que queremos é garantir que esses anos sejam de qualidade, com mais saúde e bem-estar.

O que é longevidade?

De forma geral, longevidade refere-se a uma vida mais longa. No entanto, esse conceito é mais complexo do que simplesmente acrescentar anos à vida idosa de alguém. 

Aqui, ele se desdobra em duas ideias fundamentais: healthspan e lifespan.

  • O healthspan representa o período da vida em que um ser vivo permanece saudável e livre de doenças relacionadas ao envelhecimento. O objetivo é maximizar esse tempo, promovendo um envelhecimento saudável.
  • O lifespan, por outro lado, refere-se à duração total da vida de um ser. Aumentar o lifespan sem a devida atenção ao healthspan pode resultar em mais anos vividos com doenças e limitações.

A Nova Ciência da Longevidade

Esta nova área da ciência busca entender os mecanismos que controlam e aceleram o envelhecimento, para intervir em cada um deles de maneira eficaz e promover um aumento tanto do healthspan quanto do lifespan.

healthy life span graph longevidade canina

Estudos nesse campo buscam identificar estratégias para combater os marcadores do envelhecimento

Os “Hallmarks of Aging” (Marcadores do Envelhecimento) são processos biológicos fundamentais que contribuem para o envelhecimento e têm implicações diretas na progressão das doenças relacionadas à idade

Esses processos biológicos incluem alterações genéticas, perda de telômeros (partes dos cromossomos que protegem contra o envelhecimento celular), inflamação crônica, entre outros. Se você quiser entendê-los melhor, acesse esse post.

Importância da longevidade canina

A longevidade canina nada mais é do que aplicar todas as descobertas científicas sobre mecanismos do envelhecimento e sua prevenção ao universo dos cães – de acordo com suas especificidades, é claro.

Como muitos dos estudos científicos sobre longevidade têm como base modelos animais mamíferos, os cães podem se beneficiar enormemente de avanços e práticas de saúde que visam prolongar a qualidade de vida e, consequentemente, os anos totais vividos.

À medida que mais pesquisas são conduzidas e mais informações se tornam disponíveis, proprietários e profissionais da saúde animal se tornam cada vez mais capacitados para fazer escolhas que promovem a longevidade canina, assegurando que nossos companheiros de quatro patas vivam suas melhores vidas, pelo maior tempo possível.