Marcadores do Envelhecimento Canino
O que são os Marcadores do Envelhecimento?
21/11/2023
O envelhecimento canino e a longevidade humana
04/12/2023

Cães Podem Ser a Chave para Reverter o Envelhecimento em Humanos

Em uma reviravolta surpreendente na pesquisa de longevidade, os cães estão agora no centro das atenções como modelos potenciais para entender o envelhecimento humano. Stephanie Abraham, uma criadora de cães e juíza de exposições caninas em Connecticut, tem desempenhado um papel crucial nessa pesquisa inovadora. Ela vive com nove Cavalier King Charles Spaniels, incluindo Ace, um cachorro de nove anos que recentemente desenvolveu um sopro cardíaco, uma condição comum que afeta cerca de 7% de todos os cães e 80% dos Cavaliers.

Ace foi inscrito em um tratamento experimental, denominado RJB-01, que entrega dois genes associados à longevidade. Diferentemente das terapias genéticas tradicionais, que normalmente se concentram em um único defeito genético, o RJB-01 não visa uma mutação específica, mas sim procura restaurar processos celulares que declinam com a idade.

Daniel Oliver, co-fundador e CEO da Rejuvenate Bio, a empresa por trás do desenvolvimento dessa terapia, afirma que o objetivo é impactar múltiplas condições relacionadas à idade ao focar no envelhecimento em si. Este tratamento experimental em cães abre novas possibilidades para o tratamento de doenças crônicas e talvez até o envelhecimento em humanos.

O projeto Dog Aging, dirigido pelo biólogo Matt Kaeberlein da Universidade de Washington, é outra iniciativa que utiliza cães para explorar o envelhecimento. Com quase 40.000 cães inscritos, o projeto busca identificar fatores biológicos, ambientais e genéticos que promovem a longevidade saudável.

Este foco em cães, que compartilham muitos aspectos de seu ambiente e dieta com humanos, oferece uma oportunidade única para entender melhor os processos de envelhecimento e potencialmente desenvolver tratamentos para humanos. Mesmo que essas pesquisas não resultem em avanços diretos para a longevidade humana, elas podem levar a tratamentos inovadores para nossos amigos caninos, trazendo benefícios tanto para a saúde animal quanto para a humana.

Para ler o conteúdo na íntegra, acesse: The National Geographic