longevidade canina
Por que estudar o envelhecimento canino?
26 de novembro de 2024
como calcular a idade de um cachorro
Tabela de Idade de Cachorro: Como calcular a idade de um cachorro?
3 de dezembro de 2024

Dá para aumentar a longevidade dos cães? A resposta pode te surpreender

1 de dezembro de 2024

A pergunta é feita por uma multidão de tutores ao se despedirem de seus animais de estimação. Em média, os cães vivem entre 8 e 15 anos, segundo a American Veterinary Medical Association. Mas pode ser mais, dependendo das condições de alimentação e saúde, do ambiente, da raça e do porte do animal.

Um estudo inglês, divulgado neste ano pelo jornal Scientific Reports (do grupo Nature), indicou que até o tamanho do focinho pode estar relacionado a uma maior expectativa de vida. Pesquisas anteriores já apontaram que cachorros pequenos tendem a viver mais do que os grandes.

O trabalho em questão cruzou dados de 584.734 cães fornecidos por 18 organizações – de abrigos a companhias de seguros para pets – para avaliar porte, género, raça pura ou mestiça, e o formato do crânio, investigando a interação entre essas características.

Os resultados foram apresentados por Kirsten McMillan, chefe adjunta de pesquisa da Dogs Trust, a maior instituição de caridade dedicada a cães no Reino Unido, que fez parte da pesquisa.

Segundo a investigação, entre as raças puras, cadelas pequenas e de focinho longo tendem a ter a maior expectativa de vida, com média de 13,3 anos. Já a de cachorros de focinhos achatados (braquicéfalos) é de 11,2 anos, possivelmente pela maior propensão a problemas respiratórios.

Como os pesquisadores ressaltaram, os dados se referem à região, e diversos aspectos locais podem influenciar, desde a maneira como a sociedade inglesa cria seus companheiros peludos até a situação dos animais para adoção.

Cuidado e prevenção

De qualquer modo, independentemente do país ou das características do cachorro, a orientação básica para quem deseja aumentar o tempo de vida de seu pet é: cuide disso desde que ele é filhotinho. E mantenha essa atenção ao longo da vida do animal.

Para o médico veterinário Pedro Risolia, da Petlove, é preciso entender que o cuidado não se inicia só quando o cão está idoso.

Para o cachorro ser longevo, é essencial oferecer boa alimentação, exercícios, vacinação e consultas periódicas ao veterinário – não só quando o bicho está doente. “Temos uma cultura de levá-lo ao veterinário só quando o pet está mal. Mas é aconselhável levá-lo ao menos uma vez por ano, mesmo estando bem.”

O fato é que nossos bichos de estimação estão vivendo mais tempo agora do que décadas atrás. E isso se explica pela transformação da relação das pessoas com “o melhor amigo”.

De acordo com Risolia, o que gerou esse impacto na sobrevida foi a forma como lidamos com o cachorro. “Quando ele estava no quintal de casa, aberto às intempéries da natureza, comia resto de comida, tinha doenças que não eram diagnosticadas nem tratadas, seu ciclo de vida se tornava menor,” disse o médico.

Leia o restante da matéria em https://braziljournal.com/da-para-aumentar-a-longevidade-dos-caes-a-resposta-pode-te-surpreender/

Por Luis Estrelas

Conteúdos relacionados